segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2º Seminário da Diversidade Bilíngüe

Com o tema: “Em busca de caminhos: INCLUSÃO e BILINGUISMO”, este seminário pretende nortear a comunidade escolar, poder público e sociedade para as atuais posições dentro dos contextos, educacionais, políticos e culturais, na expectativa de ressaltar o quanto ainda precisamos caminhar para uma sociedade realmente inclusiva.

O evento apresentará propostas educacionais inovadoras, experiências e pesquisas na área que estão contribuindo para a concretização de ações em favor da formação das pessoas surdas.Refletindo que aquele que detém conhecimento e informação, também detém poder para a transformação.

O grande objetivo do Seminário é fazer com que, cada vez mais, a Comunidade Surda esteja mais perto das informações, seja capaz de definir e decidir os melhores métodos para a sua formação.
Para maiores informações acesse www.cafes.org.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Curso Librasnet Plus

Matriculas: até 02/09/2010

Início das Aulas: 08/09/2010

Valores: consulte nossa tabela AQUI


Conteúdo

A rua
As diferentes ruas de um bairro e os sinais para os locais de comércio
Os sinais para a localização de um endereço
Os sinais e frases relacionadas ao dia-a-dia de um bairro
Sinais e frases relacionados à historia de um bairro
Apresentar os sinais para os serviços públicos do bairro e da cidade
Mostrar os diferentes tipos de bairro de uma cidade
Os direitos e deveres das pessoas em seu bairro
A cidade e o trânsito no Brasil
Mostrar os elementos que nos auxiliam a promover a segurança no trânsito
Apresentar as leis que regulamentam a segurança no trânsito
Apresentar as leis que regulamentam a carteira de habilitação da pessoa surda
Explicar os principais cuidados dos pedestres e veículos no trânsito
Apresentar as principais placas de sinalizaçãoO código de trânsito em Libras


Conteúdo Acadêmico

Transcrição de frases
A história da educação do surdo
Metodologias educacionais
Cultura Surda - Comunidade Surda – Identidade surda – Povo surdo
Características da Língua Brasileira de Sinais
Sinais Iguais, Diferentes e Parecidos
Acessibilidade
Bilinguismo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Curso Librasnet Total

Estão abertas as inscrições para o Curso Librasnet Total, em nosso site www.megainfo.inf.br

O curso LIBRASNET destina-se ao ensino da LIBRAS na sua gramática própria, de forma contextualizada, com o uso de frases e imagens. Dentro de um conceito inovador, todo o conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de favorecer o aprendizado através de uma comunicação eficaz e espontânea e não apenas com o ensino de palavras isoladas.

A metodologia do curso se baseia no formato de um livro didático, iniciando a apresentação do conteúdo pela comunicação básica, como a própria identidade das pessoas, suas características físicas, seu nome, sua história e sua família, entre muitas outras situações presentes do nosso cotidiano.

Todos os sinais são apresentados através de recursos de animação (desenhos 2D), que permitem uma visualização mais detalhada dos sinais, bem como a sua repetição, pausa e ampliação, contemplando também a utilização de expressões faciais e corporais, fatores imprescindíveis no aprendizado da língua de sinais.
Para maiores informações mande uma mensagem para comercial@megainfo.inf.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

IBPEX - Educação Especial


Público Alvo
Profissionais graduados em nível superior, preferencialmente na área de Ciências Humanas e Saúde.

Objetivos
- Oportunizar aos educadores e demais profissionais, condições para reflexão-ação dos parâmetros educacionais específicos da Educação Especial.
- Oferecer subsídios teórico-práticos para a educação especial em classes comuns e especiais, articulando reflexão e elaboração teórica às práticas didáticas da educação inclusiva.
- Possibilitar que os profissionais desenvolvam competências para identificar, definir, implementar, liderar e apoiar as estratégias necessárias para as práticas pedagógicas com os PNEE.

Elenco de disciplinas
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para PNEE - Condutas Típicas
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para PNEE - Altas Habilidades/Superdotação
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para o PNEE - Área Mental
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para o PNEE- Área Surdez
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para o PNEE- Área Visual
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para PNEE- Múltiplas Deficiências
- Métodos, técnicas, recursos e avaliação para PNEE - Deficiência Física
- Currículo Escolar e a Educação Especial
- Família, escola, comunidade e o PNEE
- Trabalho e Educação Especial
- Fundamentos Psicológicos da Educação Especial
- Aprendendo e Ensinando na Diversidade
- Neuropsicologia
- Metodologia Científica: Prática de Pesquisa

Carga Horária:
390 horas/aula

Previsão de Início
17/08/2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pós-Graduação em Educação Especial

Departamento de Fundamentos da Educação/CEAD/UNIRIO

O programa de Pós-Graduação em Educação Especial tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para refletirem criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sócio-cultural brasileiro visando sua plena cidadania.

Cursos de Especialização em Educação Especial
Especialização em Educação Especial em Deficiência Visual
Especialização em Educação Especial em Deficiência Mental
Especialização em Educação Especial em Deficiência Auditiva

Objetivos do Cursos
- Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sócio-cultural brasileiro visando sua plena cidadania.
- Capacitar, teórica e tecnicamente, os profissionais para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
- Capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento.
- Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

Disciplinas
- Fundamentos da Educação Especial - 30 horas
- Os processos de integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais: políticas e sistemas - 30 horas
- Metodologia científica e iniciação à pesquisa - 30 horas
- Aspectos biológicos das deficiências - 45 horas
- Psicologia do desenvolvimento e da linguagem - 60 horas
- Processo ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais - 150 horas
- Práticas de ensino e aprendizagem - 30 horas
- Monografia - 30 horas

Carga Horária
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial apresentam estrutura curricular composta por 3 (três) disciplinas básicas e 3 (três) disciplinas específicas que enfatizam os aspectos técnicos e metodológicos de cada deficiência: visual, auditiva e mental; monografia na área específica e prática pedagógica, totalizando 405 (quatrocentas e cinco) horas, discriminadas detalhadamente no Projeto Pedagógico do Curso.

Processo Seletivo
- A seleção de candidatos aos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial é feita pela Comissão Examinadora designada pelo Colegiado do Curso.
- A seleção dos candidatos aos cursos e Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial é realizada através da públicação de resumo de edital no Diário Oficial e divulgação completa do edital no site da CEAD / UNIRIO
- O processo seletivo consiste na análise de currículo e memorial impresso ou carta.

Próximas turmas
Edital do processo seletivo estará disponível no final do segundo semestre de 2010 em Editais CEAD / UNIRIO

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pós-Graduação Instituto Eficaz

Pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial


Objetivo:
Contribuir para a geração de conhecimentos e a formação de pessoal qualificado, de modo que, mediante o ensino de LIBRAS e interpretação possa ter conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos ou com deficiência auditiva.

Público Alvo:
O Curso é direcionado a Professores e demais Profissionais diplomados em cursos de graduação que desejam ampliar seus conhecimentos em Educação Especial e em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com a oportunidade de estarem, ao final dos estudos, habilitados ao magistério superior, ao mesmo tempo em que passam a fazer parte daqueles, cujo entendimento busca garantir, não só a inclusão na vida em sociedade, como também, assegurar atendimento educacional especializado.

Grade Curricular:
- Introdução a Educação a Distância.
- Psicologia do Desenvolvimento.
- LIBRAS I - Formação de Palavras.
- LIBRAS II - Estrutura de Sentenças em LIBRAS.
- LIBRAS III - Formação do Profissional Intérprete em Libras.
- Escola Inclusiva, Prevenção e Relações Familiares.
- Desenvolvimento, Aprendizagem e Características dos transtornos: Cognitivo, Psíquico e Social.
- Adaptações Curriculares (Ofertadas em 2 módulos).
- Linguística Aplicada.
- Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial.
- Metodologia da Pesquisa.
- Artigo científico (4 MESES DE DURAÇÃO).

Mais informações:
via MSN - institutoeficaz@hotmail.com
via EMAIL - contato@institutoeficaz.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pós-Graduação

Universidade Anhanguera
Educação Especial e Inclusiva


Objetivo
- Incentivar a prática de formação continuada nos diversos sistemas educacionais;
- Apresentar alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as necessidades educacionais de alunos portadores de algum tipo de deficiência;
- Analisar as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial que norteiam o trabalho escolar nas Instituições Educacionais; Ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais que atuam na rede regular de ensino – educação infantil e fundamental.

Duração:
18 meses

Público Alvo:
O curso destina-se a profissionais diplomados na área de Educação e áreas afins. Também graduados que queiram se especializar no campo da Educação Especial, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nessa modalidade de ensino.

Carga horária:
360 horas

Mais informações:
3348-8260 ou 3348-8255.
divulgacaocpg@uniderp.br