sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Poesia

Poesia para expressar nossos sentimentos.

Eu vi aqui

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Evento

No dia 27 de novembro o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, realiza o II EducaLibras de Contagem – Mãos que Falam -, um evento cultural na Língua Brasileira de Sinais. O encontro terá programação especial voltada para os alunos surdos das escolas municipais de Contagem, familiares e interessados em aprender a Libras. As atividades acontecem entre 8h30 e 11h30 da manhã, na escola Vasco Pinto da Fonseca.

Este ano a programação contará com apresentações de peças teatrais, coral, contos de histórias e dança, que serão apresentadas por meio de sinais pelos alunos das escolas municipais participantes do Projeto Libras. “As crianças ficaram animadas em participar do evento devido ao sucesso no ano passado. As escolas estão preparando suas apresentações desde o começo do ano e todos estão muito ansiosos”, afirma a coordenadora do projeto, Ana Carolina de Lima.

A proposta do II EducaLibras é mostrar às pessoas a importância da utilização da língua de sinais dentro das salas de aula, incentivar a comunicação entre pais e filhos que possuem algum tipo de deficiência auditiva, além de promover o convívio social entre surdos. “As pessoas muitas vezes não sabem que os sinais feitos pelos surdos fazem parte de uma língua, que é muito rica, com estrutura e gramática semelhantes ao Português ou Inglês, por exemplo. Elas não entendem a importância de pessoas próximas às crianças terem interesse em aprender Libras, pois muitas delas se tornam estrangeiras dentro da própria casa”, afirma Ana Carolina de Lima.

Nem todos os alunos que se apresentarão possuem deficiência auditiva, mas são incentivados a aprender Libras para se relacionarem melhor com os colegas. Além das crianças, foram convidados alunos do curso de Libras da UFMG, e familiares de alunos surdos que também se apresentarão no evento.

Todas as 115 escolas municipais de Contagem foram convidadas para o evento, que será gratuito e aberto ao público. A Escola Vasco Pinto da Fonseca fica na Rua Paineiras, 1500, Bairro Eldorado em Contagem.

Projeto Libras

O Projeto Libras é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Contagem, representada pela Secretaria de Educação e Cultura, e o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) para contratação de instrutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. O trabalho é realizado com alunos surdos de 15 escolas municipais de Contagem. O projeto oferece acompanhamento escolar aos estudantes com deficiência auditiva e apoio aos pais e professores que possuem interesse em aprender a língua de sinais.

Serviço:
II EducaLibras de Contagem - Mãos que Falam
Data: 27 de novembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Escola Vasco Pinto da Fonseca
Endereço: Rua Paineiras, 1500, Eldorado – Contagem

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Encontro Nacional de Jovens Surdos

A Megainfo e o Curso Librasnet

apoiam a realização do Encontro Nacional de Jovens Surdos.


Para maiores informações acesse o site

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pedidos de socorro poderão ser enviados por SMS

Pedidos de socorro para a polícia e para os bombeiros poderão ser enviados por torpedos de celular. O Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para que a Anatel regulamente, em até 60 dias, o serviço de mensagens de texto de emergência.
Veja a noticia completa aqui

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Inclusão


Com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão sobre a educação inclusiva na atualidade, buscando práticas educativas e pedagógicas que contribuam com o cotidiano dos profissionais de instituições públicas e/ou filantrópicas atuantes na educação, bem como proporcionar aos docentes, técnicos e alunos da UFU um espaço para inserção no debate sobre essa temática será realizado, em Uberlândia – MG, o IV Seminário Nacional de Educação Especial e o III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar

O evento será realizado de 01 a 04 de dezembro de 2010 e os trabalhos podem ser enviados até o dia 12/11/2010 para 4seminariocepae@gmail.com

Acesse http://4seminariocepae.webnode.com.br/ para ver programação completa.