quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A fita azul

Tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul. 

A fita azul representa um motivo: ela engloba uma história, uma cultura, uma língua, um povo. A fita azul representa a opressão enfrentada pelas pessoas surdas ao longo da história. 

Ela representa as suas silenciosas vozes em um mar de línguas faladas. 

A fita azul foi introduzida em Brisbane, na Austrália, em julho de 1999, no Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos. Durante o evento foi feita a sensibilização da luta dos Surdos e suas famílias ouvintes, através dos tempos. A cor azul foi escolhida para representar "O Orgulho Surdo", para homenagear todos os que morreram depois de serem classificados como "surdo" durante o reinado da Alemanha nazista. 

Aqueles que usam a fita azul têm orgulho em mostrar um pouco de sua própria cultura: a cultura surda porque surdez não é uma deficiência, mas uma cultura. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Matrículas abertas



O curso LIBRASNET destina-se ao ensino da LIBRAS na sua gramática própria, de forma contextualizada, com o uso de frases e imagens. Dentro de um conceito inovador, todo o conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de favorecer o aprendizado através de uma comunicação eficaz e espontânea e não apenas com o ensino de palavras isoladas.

A metodologia do curso se baseia no formato de um livro didático, iniciando a apresentação do conteúdo pela comunicação básica, como a própria identidade das pessoas, suas características físicas, seu nome, sua história e sua família, entre muitas outras situações presentes do nosso cotidiano.

Todos os sinais são apresentados através de recursos de animação (desenhos 2D), que permitem uma visualização mais detalhada dos sinais, bem como a sua repetição, pausa e ampliação, contemplando também a utilização de expressões faciais e corporais, fatores imprescindíveis no aprendizado da língua de sinais.

O LIBRASNET, além das ferramentas de comunicação do LMS toLearn, disponibilizará os seguintes recursos:

APRENDA MAIS – uma lista de sinais, relacionados ao tema da lição e que não foram apresentados no texto da mesma.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: são oportunidades de avaliação que permitem ao tutor verificar o aprendizado dos temas trabalhados na lição.

APRENDA BRINCANDO: são atividades lúdicas, como jogos e atividades interativas que utilizam os sinais, palavras e imagens para o aluno fixar de maneira divertida os sinais aprendidos.

VOCÊ SABIA: neste tópico o aluno tem a oportunidade de conhecer mais sobre a estrutura da LIBRAS e outros temas importantes relacionados à surdez.

DICIONÁRIO DA LIÇÃO: este tópico apresenta todos os sinais animados da lição, os seus significados e as configurações de mãos.

Inscrições até 06/11/2012
www.megainfo.inf.br

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Curso Letras / Libras


No Curso de Letras/Libras o aluno estuda a língua, a literatura e a cultura da comunidade surda do Brasil e de outros países. Sua formação é direcionada já no ato de inscrição, momento em que o aluno deve optar por Licenciatura, caso queira atuar no ensino, ou pelo Bacharelado, caso queira atuar como tradutor/intérprete. 

Na Licenciatura, o aluno deve realizar um estágio obrigatório de prática de ensino, em escolas de rede pública e privada. 

No Bacharelado, o aluno deve realizar estágios na prática de tradução / interpretação em diversos contextos, com ênfase particular no contexto educacional. 

O profissional formado em Licenciatura em Letras/Libras poderá lecionar como professor de Libras como primeira língua para surdos nos ensinos fundamental e médio, ou como professor de Libras como segunda língua para ouvintes desde o nível fundamental até o nível superior de ensino (em particular, nos cursos de licenciatura de todo o país, que agora passarão a oferecer aulas de Libras, tal como previsto no Decreto nº 5626). 

Além disso, o professor de Libras poderá também atuar em instituições especializadas no ensino da Libras, como por exemplo federações e associações de surdos. 

Já o profissional formado em Bacharelado em Letras Libras poderá atuar como intérprete em salas de aula, em reuniões e conferências, na tradução de textos técnicos e literários e na revisão e preparação de textos. 

As inscrições estão disponíveis até o dia 06 de novembro de 2012 e as provas acontecem nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2012. 

Maiores informações AQUI

domingo, 28 de outubro de 2012

Você sabia?



Ouvir mal é um sinal da de­fi­ci­ência au­di­tiva. Este pro­blema pode ser iden­ti­fi­cado quando há di­mi­nuição da ca­pa­ci­dade de per­cepção normal dos sons. Quem não ouve de ma­neira fun­ci­onal os ruídos do dia a dia pode ser con­si­de­rado surdo, e quem es­cuta com al­guma di­fi­cul­dade, par­ci­al­mente.

De acordo com a So­ci­e­dade Bra­si­leira de Of­tal­mo­logia (SBO), o grau de surdez é me­dido em de­ci­béis (dB) e pode ser de pelo menos quatro tipos: leve, médio, se­vero e pro­fundo. Cada uma das clas­si­fi­ca­ções re­pre­senta o nú­mero de dB ne­ces­sá­rios para que a pessoa con­siga ouvir. Leve, de 20 dB a 40 dB, médio, de 40 dB a 70 dB, e se­vero, de 70 dB a 90 dB. Já o grau pro­fundo é a partir de 90 dB, e é di­vi­dido em ou­tros três tipos. O pri­meiro é 90 dB, o se­gundo, entre 90 dB e 100 dB, e o ter­ceiro, acima de 100 dB.

Uma em cada mil cri­anças nascem com a surdez pro­funda. De acordo com censo re­a­li­zado pelo Ins­ti­tuto Bra­si­leiro de Ge­o­grafia e Es­ta­tís­tica (IBGE), 2,6 mi­lhões de bra­si­leiros apre­sentam algum grau de surdez, e ou­tros 7,2, grande di­fi­cul­dade para ouvir. O nú­mero re­pre­senta 5,2% da po­pu­lação do País.

Mas o nú­mero de in­di­ví­duos que pos­suem al­guma de­fi­ci­ência au­di­tiva mais leve é ainda maior. Num total de 190 mi­lhões de pes­soas, 14,8% da po­pu­lação se en­quadra nesta margem de pro­blemas li­gados à au­dição. Este valor re­pre­senta 28 mi­lhões de bra­si­leiros.

O IBGE es­tima que o nú­mero con­tinue a crescer, pois, além do cres­ci­mento po­pu­la­ci­onal, a quan­ti­dade de in­di­ví­duos idosos também tende a au­mentar, con­forme pes­quisa re­a­li­zada em 2010. Outro ponto de­ter­mi­nante é que, apesar do exame obri­ga­tório da ore­lhinha, que serve para iden­ti­ficar de­fi­ci­ên­cias au­di­tivas em cri­anças com até seis meses, muitas vezes ele não é feito. Neste pe­ríodo, há casos re­ver­sí­veis, e o exame tardio acaba não con­tri­buindo para a so­lução desta re­a­li­dade.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENEM

A Rede Minas lança um novo programa com o objetivo de complementar a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

O Plantão Enem Libras vai ser exibido de segunda a sábado até o dia 02 de novembro, no horário das 6h30 às 7h30.

Os programas, traduzidos para Libras, poderão ser acessados no site do Plantão Enem (plantaoenem.com.br), YouTube (youtube.com/plantaoenem) e Facebook (facebook.com/plantaoenem).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Decreto 5.626


De acordo com o artigo 23 do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, as instituições de educação superior “devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação”.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Novas turmas


Acesse www.megainfo.inf.br para maiores informações.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O cachorro manco




Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos cachorros à venda. 

- Entre 30 à 50 dólares – respondeu o dono da loja.

O menino puxou uns trocados do bolso e disse:

- Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?

O dono da loja sorriu e chamou “Lady”, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pelo.

Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancava de forma visível. Imediatamente, o menino apontou para aquele cachorrinho e perguntou:

- O que é que há com ele?

O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar. O menino se animou e disse:

- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! O dono da loja respondeu:

- Você não vai gostar dele, mas se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente. O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse:

- Eu não quero que você o dê para mim, aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 cents por mês, até completar o preço total. O dono da loja contestou:

- Você realmente não vai gostar deste cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos. Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:

- Bom eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.

Muitas vezes desprezamos as pessoas com as quais convivemos diariamente, simplesmente por causa dos seus “defeitos” quando, na verdade, somos todos iguais ou pior que elas, e sabemos que essas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem, não pelo que elas podem fazer, mas pelo que são.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Seus direitos

O Passe Livre é um benefício criado pelo Governo Federal e permite que as pessoas com deficiência possam viajar para todo o país, de forma gratuita, dentro das condições estabelecidas pelo programa.
Tem direito ao Passe Livre os portadores de deficiência física, mental, auditiva ou visual comprovadamente carentes. 

São considerados carentes aquele com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo.


O Passe Livre do Governo Federal vale para o transporte coletivo interestadual convencional por ônibus, trem ou barco, incluindo o transporte interestadual semi-urbano. O Passe Livre do Governo Federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito. 

Para conseguir autorização de viagem nas empresas basta apresentar a carteira do Passe Livre do Governo Federal junto com a carteira de identidade nos pontos-de-venda de passagens, até três horas antes do início da viagem. As empresas são obrigadas a reservar, a cada viagem, dois assentos para atender às pessoas portadoras do Passe Livre do Governo Federal.

Saiba mais sobre o Passe Livre AQUI

 

domingo, 14 de outubro de 2012

Matriculas abertas


Acesse www.megainfo.inf.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto inclui intérprete como beneficiário da Lei de Direito Autoral



A Câmara analisa projeto que inclui os intérpretes, como atores, dubladores, bailarinos e dançarinos do setor audiovisual, entre os beneficiários da Lei de Direito Autoral (LDA- 9.610/98) para que recebam remuneração pelas execuções de obras audiovisuais. Figurantes sem diálogo ou papel determinado não são enquadrados como intérpretes, de acordo com o texto. “A inclusão e o reconhecimento de direitos aos titulares do setor audiovisual trarão benefícios aos intérpretes consertando uma injustiça histórica”, disse o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), autor da proposta (PL 4072/12).

O projeto também cria a figura da exibição pública de obras audiovisuais para definir a utilização de obra por qualquer meio de transmissão ou retransmissão de imagens com ou sem som, radiodifusão direta ou indireta, distribuição por cabo, ondas ou outros meios. Atualmente, a lei define a representação e a execução públicas.

O intérprete deverá ser remunerado pelas exibições em rádio, cinema, TV e pela internet de obras de que ele participe. O pagamento poderá ser feito diretamente para o profissional ou por associações. A proposta não inclui exibições gratuitas em cineclubes, para portadores de deficiências visual ou auditiva, e para fins didáticos em estabelecimentos de ensino.

De acordo com o parlamentar, vários países da Europa e da América Latina alteraram a legislação para garantir a remuneração dos intérpretes.

As associações de intérpretes, segundo o projeto, deverão gerenciar a arrecadação e a distribuição dos valores referentes às exibições das obras audiovisuais. Essa gestão será feita por um escritório de arrecadação independente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável pela arrecadação dos direitos de músicas para os autores.

Pelo menos 10% da arrecadação deverão ser destinados a atividades assistenciais para intérpretes em dificuldade financeira; promoção e formação de intérpretes; e ações promocionais gerais sobre cultura e audiovisual.


Eu vi aqui

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Curso Librasnet - novas turmas


Sejam bem vindos, alunos do Curso Librasnet. Iniciamos agora uma grande jornada onde todos vão aprender Libras e que

“O Surdo não é mudo, não é deficiente e também não é uma cópia mal feita do ouvinte. Ele é surdo, humano, autor e ator de inúmeros personagens...”

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia de comemorar


Foi fácil ou difícil? Claro ou escuro? Pequena trilhas ou uma larga estrada? Não importa. Vocês deram os passos necessários para chegar a este dia e comemorar a vitória. Parabéns aos formandos do Curso Letras Libras. Um abraço carinhoso aos que contribuíram para o crescimento do Curso Librasnet.